Plano de Aula
Data= 13/08//2010
Série= 5º ano 22 alunos
Tema= A História do São João de Uauá no período de dez anos
Objetivos: Identificar através de fotografias as mudanças (transformações que ocorreram em dez anos de São João de Uauá;
Listar as semelhanças e diferenças que ocorreram em dez anos através da analise de fotografias;
Listar as mudanças e diagnosticar se foram positivas ou negativas para o objetivo que é proposto na realização da festa;
Conhecer os idealizadores da festa: o que permanece como foi proposto por eles e o que mudou.
Justificativa:
A fotografia registra e documenta ela tem o poder de eternizar os fatos: traços, trajes,comidas, figuras construções, ornamentação,pessoas e locais é com esse intuito que quero trabalhar a história do São João e de seus idealizadores para os alunos possam observar e comparar as fotografias relatando a festa após o analise das fotografias de 2000 a 2010.
Metodologia: Buscar com os familiares dos idealizadores da festa e com amigos fotografias do São João de Uauá de 2000 a 2010, fazer a leitura coletiva em sala e se possível com o autor da fotografia, desenvolver um texto a partir da analise dessas fotografias que é capaz de relatar e contar a História do São João de Uauá nesse dez anos.
Finalidade: Despertar na turma a importância da fotografia para a história, como é possível relatar fatos a partir das fotografias e como transformar essa analise em um fato narrativo.
Alunas: Carla da Silva Teles e Eliane Oliveira
segunda-feira, 20 de setembro de 2010
sábado, 4 de setembro de 2010
PROSPOSTA DE USO DA FOTOGRAFIA NA SALA DE AULA
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS – DCH III
ALLINE DE CASTRO REIS LEITE
MARIA VANDERLÉIA DE JESUS
PROPOSTA DE TRABALHO PARA UTILIZAÇÃO DE FOTOGRAFIA COMO RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO E DE MOTIVAÇÃO PARA APRENDIZAGEM
- OBJETIVO DA PROPOSTA:
Mostrar que é possível a utilização da fotografia para trabalhar a temática da preservação ambiental, possibilitando aos alunos um olhar voltado para a degradação do meio ambiente, com intenção de despertar neles a consciência da necessidade da preservação na disciplina de Ciências.
- JUSTIFICATIVA:
- METODOLOGIA:
A atividade será proposta para alunos de 4º série. MODO DE EXECUSSÃO: • Serão feitos registros através de fotografia de situações de degradação do meio ambiente; • Local: o bairro em que vivem. MATERIAL: • Câmera fotográfica • Celular com câmera • Cd ou pendrive para gravar as fotos posteriormente.
- FINALIDADE A SER ALCANÇADA:
• Despertar a consciência em cada um sobre a necessidade de cuidar do meio em que vivem.
sexta-feira, 3 de setembro de 2010
PROPOSTA DE AULA
Dados de Identificação
Disciplina: História
Série: 3º ano do ensino fundamental
Quantidade de Alunos: 30
Carga Horária: 4 Horas
Objetivo da Proposta
Analisar através da fotografia a história de Petrolina.
Justificativa
Levar os alunos ao Museu do Sertão para fotografar o acervo, e posteriormente fazer uma análise das mesmas, identificando os aspectos da época e fazendo uma relação com os dias atuais.
Metodologia
Formar grupos para a confecção de um mural fotográfico, promovendo um debate sobre o conceito histórico de Petrolina, onde eles possam conhecer o passado e construir o futuro.
Materiais Didáticos
Cartolina, pincel, cola, fita adesiva, máquina fotográfica e fotos.
Finalidade
Conhecer a real historia da construção de Petrolina, suas transformações e desenvolvimento cultural, social, econômico e tecnológico.
Alunas: Iolanda Maria Félix Moreira
Raimunda Alves Marques de Jesus
Raimunda Alves Marques de Jesus
Solicitado pela Prof.ª Andreia
ALIMENTAÇÃO ALTERNATIVA INTEGRAL
Alunos do 6º Período do Curso de Pedagogia da UNEB, com o objetivo de inserir uma alimentação alternativa, saudável e agradável na alimentação escolar, realizou o Projeto Alimentação Alternativa Integral. Esse projeto visa aperfeiçoar os hábitos alimentares, evitando desperdícios, além de oferecer uma forma alternativa de vida saudável, destacando suas vantagens nutricionais e econômica.
Participantes: Iolanda e Raimunda
Participantes: Iolanda e Raimunda
quinta-feira, 2 de setembro de 2010
Fotografia Como Instrumento Pedagógico
Das muitas utilidades da fotografia, destaco-a aqui como ferramenta pedagógica. Tudo que falamos e vivemos pode ser registrado. Assim o que aconteceu torna-se presente através de uma imagem e um novo olhar se constrói diante de comparações. Cicera Sandra Ramos e Zenaide Diogo alunas do 7º período de Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Expõem experiência através de fotos confiram:
Na sequência sugestão de plano de aula com relações possíveis entre fotografia e as praticas pedagógicas.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMAS – CAMPUS III
PEDAGOGIA – 7º PERIODO – NOTURNO - NÚCLEO DE EDUCOM
DISCENTES: CICERA SANDRA RAMOS E ZENAIDE DIOGO ROSA
PLANO DE AULA DA DISCIPLINA DE ARTES
PARA UMA TURMA DE FUNDAMENTAL II
OBJETIVO:
A proposta apresentada objetiva proporciona aos alunos, o uso produtivo da fotografia como recurso didático na formação critica na disciplina de artes.
JUSTIFICATIVA:
Apropriando-se da idéia que a compreensão das imagens parte de um significado particular. Utilizar a fotografia para desenvolvimento analítico critico, tendo por base os acontecimentos do cotidiano do educando.
METODOLOGIA:
Através de diálogos em sala de aula trabalhar com os discentes algumas informações técnicas a respeito do uso de maquinas fotográficas, sensibiliza-los quanto à observação de fotografias e a sua importante contribuição com o estudo de diversas áreas do conhecimento, porém aprofunda-se no que desrespeito a arte.
Em seguida instruir-los a fotografarem algumas situações do cotidiano de cada um, que contemple sua visão de mundo.
Por fim promover uma exposição onde cada um explicara o que impulsionou fazer respectivos registros.
Fica a dica. Porém é apenas uma das muitas maneiras de utilizar as novas tecnologias em sala de aula .
quarta-feira, 1 de setembro de 2010
OFICINA SOBRE O PRECONCEITO REALIZADA COM OS ALUNOS DE EJA DA ESCOLA MUNICIPAL Mª FRANCA PIRES - JUAZEIRO - BA
Alline Leite |
Preconceito
(Segundo Dicionário Aurélio Séc. XXI)
1. Conceito ou opinião formados antecipadamente, sem maior ponderação ou conhecimento dos fatos; idéia preconcebida.
2. Julgamento ou opinião formada sem se levar em conta o fato que os conteste; prejuízo.
3. P. ext. Superstição, crendice; prejuízo.
4. P. ext. Suspeita, intolerância, ódio irracional ou aversão a outras raças, credos, religiões, etc.: 2)
Todos nós de uma maneira ou de outra, temos algumas idéias preconcebidas, que recebemos ao longo de nossas vidas e muitas das quais assumimos sem questionar, sem parar para analisar. Cada um de nós tem uma parcela de preconceito, seja de que ordem for, sentimento esse, muitas vezes, encoberto por conveniência ou necessidade. Poucas são as pessoas que se assumem preconceituosas, pois ninguém se vê como tal; quando muito, cada um se vê como alguém de princípios firmes.
Sempre que se fala em preconceito, fala-se em minorias sociais incluindo-se aí: As mulheres, os negros e os homossexuais, entre outras minorias.
Através do trabalho de Estágio II - vivenciado no 6º Período do Curso de Pedagogia Noturno, na Escola Municipal Mª Franca Pires localizada em Juazeiro-BA - podemos discutir e problematizar através dos vídeos apresentados, a importância do respeito ao comportamento de cada pessoa segundo seu merecimento individual e que cada um de nós tem o direito de ter sua própria opinião.
Assinar:
Postagens (Atom)