Das muitas utilidades da fotografia, destaco-a aqui como ferramenta pedagógica. Tudo que falamos e vivemos pode ser registrado. Assim o que aconteceu torna-se presente através de uma imagem e um novo olhar se constrói diante de comparações. Cicera Sandra Ramos e Zenaide Diogo alunas do 7º período de Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Expõem experiência através de fotos confiram:
Na sequência sugestão de plano de aula com relações possíveis entre fotografia e as praticas pedagógicas.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMAS – CAMPUS III
PEDAGOGIA – 7º PERIODO – NOTURNO - NÚCLEO DE EDUCOM
DISCENTES: CICERA SANDRA RAMOS E ZENAIDE DIOGO ROSA
PLANO DE AULA DA DISCIPLINA DE ARTES
PARA UMA TURMA DE FUNDAMENTAL II
OBJETIVO:
A proposta apresentada objetiva proporciona aos alunos, o uso produtivo da fotografia como recurso didático na formação critica na disciplina de artes.
JUSTIFICATIVA:
Apropriando-se da idéia que a compreensão das imagens parte de um significado particular. Utilizar a fotografia para desenvolvimento analítico critico, tendo por base os acontecimentos do cotidiano do educando.
METODOLOGIA:
Através de diálogos em sala de aula trabalhar com os discentes algumas informações técnicas a respeito do uso de maquinas fotográficas, sensibiliza-los quanto à observação de fotografias e a sua importante contribuição com o estudo de diversas áreas do conhecimento, porém aprofunda-se no que desrespeito a arte.
Em seguida instruir-los a fotografarem algumas situações do cotidiano de cada um, que contemple sua visão de mundo.
Por fim promover uma exposição onde cada um explicara o que impulsionou fazer respectivos registros.
Fica a dica. Porém é apenas uma das muitas maneiras de utilizar as novas tecnologias em sala de aula .
Nenhum comentário:
Postar um comentário